Avenida Adhemar de Barros, Ondina, Salvador, BA - 40170110

consultorio@dralaismariabrito.com.br

Doenças Desmielinizantes

Os neurônios são as células responsáveis pelo armazenamento e transmissão de informações para o nosso corpo. A transmissão dessa informações ocorre de maneira elétrica e para adequada condução do impulso elétrico existe um revestimento no neurônio chamado bainha de mielina o qual é afetado nas chamadas doenças desmielinizantes.

Pessoas com doenças desmielinizantes apresentam alteração da transmissão de determinados impulsos nervosos de maneira temporária ou permanente e os sintomas experimentados dependem da localização da lesão demsielinizante que pode ocorrer em qualquer ponto do nosso sistema nervoso: cérebro, medula ou nervos.

A desmielinização do neurônio pode ocorrer por várias causas: compressão, infecções e principalmente por uma reação anormal do sistema imunológico que passa a atacar a mielina ou as células produtoras da mielina – é o que ocorre nas doenças auto-imunes por exemplo. As causas dessa falha imunológicas são múltiplas e dependem da associação de fatores genéticos, hormonais, fatores ambientais (como exposição a determinados vírus) e metabólicos (como obesidade e deficiência de vitamina D).

No sistema nervoso central, as lesões provocadas pela inflamações da mielina são visíveis através da Ressonância Magnética que também pode informar ao médico se as lesões são recentes ou crônicas a depender das características da imagem e do seu comportamento após a injeção do contraste no exame.

São exemplos de doenças desmielinizantes:

– Sistema Nervoso Central: Esclerose Multipla, Neuromielite Optica (Doença de Devic), ADEM, Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva, Mielites

– Sistema Nervoso Periférico: Síndrome de Guillain Barré, Polineuropatia Inflamatoria Desmielinizante Crônica, outras neuropatias periféricas.

Dra. Laís Maria

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor